quinta-feira, 1 de maio de 2014

10 DICAS IMPORTANTES PARA UMA BOA GESTÃO DO SÍNDICO

Todo síndico precisa ter o conhecimento legal que a sua função exige, isto é fato. Mas há meios de tornar a sua gestão mais eficiente. 

A seguir, 10 dicas importantes para o síndico ter um gestão de sucesso:

01 - Tenha sempre em mãos os quóruns legais para a realização de obras, pois cada tipo de obra exige um quórum diferente. Isto pode fazer a diferença entre anular ou não uma assembleia.

02 - Nunca aplique uma multa sem que se tenham sido produzidas provas contra a outra parte. Se algum morador exigir providências do síndico contra outro morador, faça-o registrar o fato por escrito no livro de registro de ocorrências ou, se o condomínio possuir serviço virtual, no site do condomínio.

03 - Não inicie uma assembleia sem que se tenham sido eleitos o presidente de mesa e o secretário.

04 - Não execute obras por conta própria, salvo se for uma obra emergencial. Traga tudo para a assembleia. 

04 - Divida responsabilidades. Não queira abraçar o mundo. Muitos síndicos acham que estão fazendo um bem para o condomínio ao tomarem decisões por conta própria, quando na verdade só estão aumentando desnecessariamente a sua responsabilidade. Sempre discuta tudo em assembleia, dividindo as responsabilidades. Crie comissões de moradores, mantenha o conselho informado do que se passa no condomínio, registre tudo em ata.

05 - Mesmo não sendo contador, o síndico precisa explicar os balancetes em caso de dúvida levantada por algum condômino ou morador. Se o condomínio for administrado por uma administradora ou ter a contabilidade executada por escritório especializado, o síndico deve pedir a algum representante destas empresas para prestarem os esclarecimentos quando necessário. Não esquecendo que a terceirização do serviço não o isenta das suas responsabilidades legais.

06 - Síndico não é policia. Se ocorrer alguma briga entre moradores onde haja agressão física, caberá aos envolvidos registrar queixa na Delegacia de Polícia mais próxima. O síndico não tem autoridade para se envolver em tais conflitos, salvo se houver prejuízo de alguma área comum do condomínio. 

07 - O Regimento Interno e a Convenção do Condomínio, são documentos que deverão sempre estar nas mãos do síndico, cabendo-lhe cumprir com o que for determinado por estes.

08 - Trate os funcionários com respeito, mas evite muitas intimidades. Afinal, tal como em uma empresa, a hierarquia dentro dos condomínios deve ser cumprida. Cada um tem a sua obrigação e a sua respectiva função.

09 - Procure por soluções que venham a facilitar a sua vida. O trabalho de síndico já é muito estressante, principalmente se considerarmos que muitas vezes há um acúmulo de funções (trabalho da pessoa e função de síndico), o que causa uma dupla jornada. Estamos no Século XXI, e uma das soluções que começam a tomar forma rapidamente, são os sites voltados a condomínios, onde muita coisa que é feita manualmente pode ser executada diretamente no próprio site (reserva de salões, reserva de quadra de futebol, reclamações, dúvidas, etc.). Isto reduz a quantidade de moradores que vão a casa do síndico de madrugada para discutir questões que poderiam ser resolvidas durante o dia, por exemplo. Fazendo-se as coisas on-line, há redução não só do estresse, como também da quantidade de papel,  melhor acesso às informações, aumento da privacidade do síndico e outros tantos benefícios.

10 - Sindico não pode ser um ditador dentro do condomínio. Seja democrático, mas não demasiadamente tolerante. Siga sempre o que for decidido nas assembleias, não queira fazer justiça com as próprias mãos. Se as decisões tomadas nas assembleias forem contrárias à lei, discuta isto na própria assembleia, caso contrário, procure auxílio jurídico.
Lembre-se: nenhuma assembleia pode tomar decisões que sejam contrárias a uma lei maior (Código Civil e Constituição Federal).

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário